A ANGARDI – Associação Nacional de Garantia dos Direitos Intelectuais vem promovendo treinamentos e disseminando a proteção à propriedade intelectual no Brasil através de seminários apresentados nos principais Portos e Aeroportos do país, unidades de fronteira e Setores da Administração Pública com função fiscalizatória e de repressão aos crimes contra a Propriedade Intelectual e atividades ilícitas correlatas.

Os objetivos do Programa de Treinamento Nacional são:

  1. ajudar os agentes aduaneiros e autoridades de repressão/fiscalização a identificar produtos contrafeitos e,
  2. estabelecer contato direto com a Alfândega e autoridades correlatas. Deste modo, são apresentadas as marcas registradas mais falsificadas no país, capacitando os servidores para que possam diferenciar entre produtos genuínos e ilegais, aumentando as chances de haver mais retenções/apreensões em todo o país. Nesse sentido, salientamos que após os treinamentos, fomos contatados por Unidades Aduaneiras e Delegacias de Polícia que nunca antes haviam comunicado retenções/apreensões envolvendo produtos contrafeitos de Marcas de nossa representação, denotando-se assim a importância de disseminar esse conhecimento entre as Autoridades Públicas. 

VISITAS REALIZADAS EM 2019

Vitória/ES, São Luis/MA, Fortaleza/CE, Sorocaba/SP, Corumbá/MS, Macapá/AP, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, São Sebastião/SP, Florianópolis/SC, Boa Vista/RR, São Francisco/SC e Manaus/AM

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO

Pirataria digital

Desenvolvimento de trabalhos investigativos no intuito de levantar sites suspeitos com comercialização de produtos contrafeitos e outras infrações à Propriedade Industrial, a fim de angariar informações visando a identificação dos infratores e apreender os bens falsificados.

01

Perícia

Colaboração com os Institutos de Criminalística em todo território nacional, fornecendo padrão de confronto e outros materiais necessários para subsídio dos trabalhos periciais, bem como indicação de assistentes técnicos em casos de maior complexidade.

02

Cooperação Internacional

A ANGARDI tem participação nos principais eventos internacionais envolvendo proteção à Propriedade Industrial e combate à contrafação, coletando sugestões e partilhando experiências exitosas que auxiliarão na implementação de medidas repressivas em território nacional.

03

Legislação

Participação em grupos de estudo e parceria com entes públicos visando o aprimoramento da legislação pertinente aos crimes contra a Propriedade Industrial, no intuito de dar maior efetividade às ações de repressão em andamento e consequente responsabilização dos infratores.

04

Métodos de combate á pirataria

Compartilhamento de informações com as Autoridades de Fiscalização e Repressão, com dados levantados pelo Setor de Investigação referentes à rotas, locais de armazenamento e venda de produtos contrafeitos e pontos de entrada de produtos falsificados em território nacional, visando a elaboração de trabalhos estratégicos de combate à pirataria.

05

Investindo em prevenção

Condução de Market Survey em todo território nacional, buscando identificar áreas e pontos críticos de circulação de mercadorias contrafeitas. Atualização constante das informações listadas no Manual Aduaneiro de Contrafação da Receita Federal e demais bancos de dados mantidos pelos Órgãos Públicos no que se refere à identificação de produtos falsificados.

06