ANGARDI participa de megaoperação em Balneário Camboriú – SC

Em 08/12/2021, representantes da ANGARDI participaram de megaoperação tendo como alvos estabelecimentos situados no Camelódromo de Camboriú – SC.

A ação conjunta teve participação da Polícia Civil de Santa Catarina, Receita Federal e Estadual, Procon/SC, Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP/SC) e de membros da Comissão de Inovação, Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria da OAB/SC.

Durante a operação, foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, com a apreensão de 4 toneladas de produtos contrafeitos e irregulares.

A mercadoria apreendida foi conduzida à DEIC/SC, para fins de contabilização e posterior remessa de amostras ao Instituto Geral de Perícias – IGP, órgão responsável pela elaboração dos laudos que atestarão a contrafação dos bens arrecadados.

ANGARDI participa de busca em João Pessoa – PB

Em 01/12/2021, a ANGARDI participou de ação conjunta com a Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal – PRF abordando 26 estabelecimentos comerciais situados no Centro de João Pessoa – PB, tendo como objetivo a apreensão de produtos contrafeitos e irregulares que eram comercializados nesses locais,

A ação envolveu um efetivo de 56 servidores da Receita Federal e PRF. A mercadoria apreendida foi conduzida à Delegacia da SRF na capital paraibana para fins de contabilização e abertura de processo administrativo fiscal, com vistas ao perdimento e posterior destruição dos produtos arrecadados.

ANGARDI conduz treinamento na Receita Federal de Natal – RN

Em 18/11/2021, a ANGARDI conduziu treinamento presencial no auditório do Aeroporto de São Gonçalo em Natal/RN, direcionado aos fiscais da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal lotados em Natal/RN.

O evento contou com público de 26 servidores, incluindo policiais da Delegacia de Defraudações, agentes da PRF e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Na data de 01/10/21, a ANGARDI participou de ação conjunta com a Receita Federal e PRF em 15 alvos estabelecidos no bairro do Alecrim, na capital potiguar, logrando apreender 8 toneladas de produtos com indícios de contrafação, avaliados no montante de R$ 3 milhões.

ANGARDI participa de solenidade no Conselho Estadual de Combate à Pirataria – CECOP/SC

Em 21/10/2021, a ANGARDI participou do cerimonial de entrega da placa de agradecimento e ofícios aos servidores do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP/SC) na cidade de Florianópolis – SC.

O cerimonial contou com a presença do Presidente do CECOP/SC (Sr. Jair Antonio Schmitt) e demais servidores lotados no Órgão.

A homenagem foi estendida ao Presidente da Comissão de Inovação, Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria da OAB/SC (Dr. Hugo Leonardo Pereira Leitão), que também esteve presente na solenidade.

O CECOP/SC trata-se de Órgão colegiado, consultivo, deliberativo e fiscalizador, de caráter permanente, vinculado à Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, com a finalidade de promover e coordenar as ações de enfrentamento à pirataria, à sonegação fiscal dela decorrente e demais delitos contra a propriedade intelectual, promovendo e coordenando políticas públicas e privadas, de caráter educacional e institucional, voltadas à repressão das infrações aos direitos de Propriedade Industrial.

ANGARDI conduz treinamento na Polícia Civil de Sorocaba

Em 14/10/2021, a ANGARDI conduziu treinamento presencial aos policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais de Sorocaba – SP (DEIC), responsável pela apuração de Crimes contra a Propriedade Imaterial e demais ilícitos envolvendo a atividade de organizações criminosas, lavagem de dinheiro, etc.

A DEIC de Sorocaba, inaugurada em 2021, foi composta pela junção das antigas Delegacias de Investigações Gerais (DIG), Entorpecentes (DISE) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), tratando-se de importante unidade policial do interior paulista, com área de atuação estendida a diversas cidades do Estado de São Paulo e expressiva importância estratégica, uma vez que pela região de Sorocaba se verifica intenso tráfego e transporte de mercadorias irregulares e com indícios de contrafação oriundas de Foz de Iguaçu e Paraguai, tendo como destino final a cidade de São Paulo – SP.

ANGARDI participa de busca com alvo em brinquedos contrafeitos no Centro de Recife – PE

Em 07/10/2021, a ANGARDI participou de ação conjunta com a Delegacia de Crimes contra o Consumidor de Pernambuco (DECON/PE), PROCON e INMETRO, em estabelecimentos situados na região de São José, centro do Recife, tendo como objetivo a apreensão de brinquedos contrafeitos e irregulares que eram comercializados nesses locais, logrando arrecadar mais de 1 tonelada de produtos ilícitos nessa ação, com a prisão em flagrante de 4 indivíduos pela prática criminosa. Os estabelecimentos fiscalizados foram objeto de lacração pelo PROCON.

A comercialização de brinquedos contrafeitos trata-se de atividade ilícita com potencial risco ao consumidor final, qual seja, as crianças, uma vez que não atendem aos requisitos necessários pelo INMETRO, não possuindo indicação de origem, composição do produto, sendo que em muitas oportunidades foi constatado que esses itens eram elaborados com materiais tóxicos, acarretando efetivo risco à saúde pública.

ANGARDI conduz treinamento na Polícia Civil de São Paulo

Em 14/09/2021, a ANGARDI conduziu treinamento presencial aos policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais do DEIC de São Paulo – SP, responsável pela apuração de Crimes contra a Propriedade Imaterial.

A 1ª DIG do DEIC – SP foi recentemente citada pelo IP Crime Report elaborado pelo Governo Britânico como exemplo de sucesso e excelência na agenda de proteção à Propriedade Intelectual e combate à pirataria, com efetiva ação contínua de repressão ao Crimes contra a Propriedade Imaterial e demais ilícitos correlatos.

ANGARDI conduz treinamento na Receita Federal

Em 01/09/2021, a ANGARDI conduziu treinamento no modo remoto aos servidores lotados na Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) de Brasília – DF e demais Unidades de Repressão e Vigilância Aduaneira em território nacional.

As Equipes das DIREPs vêm atuando de forma contínua na repressão aos Crimes contra a Propriedade Industrial e demais ilícios correlatos, com a organização de operações incluindo a zona secundária, a fim de reprimir a comercialização/distribuição de produtos contrafeitos.

ANGARDI participa de solenidade na Alfândega do Porto de Santos – SP

Em 31/08/2021, a ANGARDI participou do cerimonial de entrega da placa de agradecimento e ofícios aos servidores da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho – DIREP da Receita Federal no Porto de Santos – SP.

A solenidade contou com a presença do Delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos (Richard Fernando Amoedo Neubarth) e demais servidores lotados na DIREP.

O Porto de Santos é o principal porto em território nacional, tratando-se do maior complexo portuário da América Latina. O Complexo Portuário de Santos responde, historicamente, por mais de 25% da movimentação da balança comercial brasileira, representando papel de efetiva liderança no número de movimentação de contêineres e fomento do comércio exterior.

A Equipe da DIREP de Santos vem atuando de forma contínua na repressão aos Crimes contra a Propriedade Industrial e demais ilícios correlatos, visando a proteção ao Mercado Legal e a sociedade como um todo.

ANGARDI participa de solenidade na Receita Federal em São Paulo – SP

Em 26/08/2021, a ANGARDI participou do cerimonial de entrega da placa de agradecimento e ofícios aos servidores da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho – DIREP da Receita Federal em São Paulo – SP.

A solenidade contou com a presença do Chefe da DIREP 08ª Região (Alan Towersey) e demais servidores lotados na unidade.

A Equipe da DIREP 08ª Região foi responsável pela condução de expressivas ações de repressão aos Crimes contra a Propriedade Industrial e demais ilícios correlatos, tais como as operações “Promitheia”, “Chronos e “Setembro”, dentre outras, que resultaram na apreensão de toneladas de produtos contrafeitos que poderiam trazer sérios danos à saúde do consumidor final.